Dá-se o nome de alteração ao sinal que se coloca antes de uma nota e serve para modificar-lhe a entoação.
A entoação das notas, conforme o sinal de alteração poderá ser elevado de um ou dois semitons.
Conheça agora estes sinais e suas funções sobre as notas naturais:
13.1. Sustenido
Eleva o grau natural um semitom;
13.2. Bemol
Abaixa o grau natural um semitom;
13.3. Bequadro
Anula o efeito de qualquer um dos sinais precedentes, fazendo a nota voltar à entoação natural. O bequadro tem a propriedade de elevar ou abaixar a entoação das notas.
Existem diversas formas de aplicar cada um destes sinais de alteração – vejamos:
I - Quando aplicado na armadura sua vigência é incontestável; somente outro sinal de alteração poderá cancelar total ou parcialmente o valor de seu precedente;
II - Quando utilizado dentro de um compasso sua função limitar-se-á a esse compasso;
III - Uma alteração terá sua validade estendida por meio de ligadura (de prolongamento) em notas separadas por barras de compasso;
IV - Outras situações serão mais bem compreendidas no decorrer de nossa vida musical; vejamos então alguns exemplos práticos.
Elevando um semitom: alterações ascendentes
Abaixando um semitom: alterações descendentes
Observe que o bequadro enquadra-se nas duas situações: ascendente quando anula um bemol e descendente quando anula um sustenido.
A ordem de surgimento das alterações obedece ao seguinte critério:
• Para os sustenidos – uma quinta ascendente e uma quarta descendente sucessivamente a partir do Fá.
Assim:
• Para os bemóis – uma quarta ascendente e uma quinta descendente, sucessivas a partir do Si.
Assim:
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