27.7.08

1. A Codificação dos Sons (Por Guido D'Arezzo)

Possuidor de um extraordinário espírito inventivo, a Guido D’Arezzo, Monge Beneditino italiano que viveu de 990 a 1050, devemos quase que inteiramente a nomenclatura dada hoje às notas musicais, que com seu feito melhorou o método de ensino então adotado.
Fica explícito aqui que já existia uma denominação usual, às notas musicais e a todo o processo gráfico que a envolvia; A musicografia constituía-se (séc. VI) da notação literal e da notação neumática; esta última, dispostas em grupos de duas, três, quatro, cinco e seis figuras representavam as diferentes acentuações e a linha melódica a ser executada; apesar do advento da clave, obtínhamos apenas a indicação aproximada do registro e não tínhamos indicação de compasso.
Ex.:
O processo de modernização da música teve início no século XI, e elucidava extraordinariamente a leitura dos trechos musicais.
Para que seus alunos retivessem facilmente na memória a entoação dos graus da escala, Guido D’Arezzo utilizou-se das primeiras sílabas das palavras iniciais de cada metade dos versos que compunham uma estrofe de um hino a São João.
Cada uma dessas sílabas subia um grau e correspondia exatamente aos seis graus da escala, naquela época “sistema de hexacordes”.


Hino a São João Batista

Ut queant laxis
Resonari Fibris
Mira gestorum
Famuli tuorum
Solve polluti
Lábii reatum
Sancte Johannes


Tradução:
“Para que possa as

nossas vozes cantar os
teus admiráveis feitos,
purificas os lábios dos
teus servos, ó
São João.”

Eis aí a origem dos nomes das notas musicais:
Ut – Ré – Mi – Fá – Sol – Lá
Mais tarde com o acréscimo de um sétimo som à escala fundamental, várias denominações foram propostas para esse novo som. Firmou-se para esse sétimo som a sílaba Si, por serem as iniciais das palavras Sante Johanes, últimas palavras da mesma estrofe de onde Guido D’Arezzo tirou as seis primeiras sílabas.
Desde 1640 (século XVII), um músico italiano, Johannes B. Doni substituiu a sílaba Ut, tão incômoda para o solfejo, pela sílaba Dó, primeira de seu sobrenome.
Desde então as notas musicais conservaram-se até hoje:
Dó – Ré – Mi – Fá – Sol – Lá – Si;
Citadas na ordem acima, enquanto ascendentes e inversamente:
Si – Lá – Sol – Fá – Mi – Ré – Dó;

Enquanto descendentes.

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