27.7.08

4. Claves

Clave ou chave é a denominação empregada a figura que dá nome as notas; (derivam das letras claves - notação literal - F, G e C, posteriormente substituídas). Enquanto escritas no pentagrama os três tipos de clave existentes podem ocupar sete disposições distintas.
O fim desta diversidade de claves é o de podermos escrever na pauta toda a extensão dos sons das diferentes vozes e instrumentos, desde os mais graves até os mais agudos.
Os três tipos de claves e suas faixas de altura são:

clave de Fá clave de Sol clave de Dó
4º linha – Sons graves Sons médios 1º linha – Sons agudos

Empregues sempre no início de cada pauta e dando seus nomes as notas escritas em suas linhas; as claves podem também aparecer no meio de um trecho por questões de transposição.

4.1. A clave de Sol
Escrita na segunda linha do pentagrama é largamente utilizada, pois implica na região central entre todos os registros e abrangendo assim um grande número de instrumentos musicais.
Também foi usada, antigamente, uma clave de Sol na primeira linha; contudo, deixou de ser empregada porque suas notas ficavam exatamente iguais às notas da Clave de Fá na quarta linha (embora, nesta última clave as notas fossem entoadas duas oitavas abaixo).

Observa-se que os dois pontinhos colocados ao lado da clave servem para indicar a linha em que se acha assinada. Na clave de Sol deixaram de serem usados esses dois pontinhos, uma vez que, desaparecendo o seu emprego na primeira linha, usa-se apenas uma clave de sol, assinada exclusivamente na segunda linha. Nos espaços e linhas subseqüentes, ascendentes ou descendentes, as notas serão nomeadas sucessivamente de acordo com seqüência já referida.


Voltar ao Índice